Descubra qual o tamanho ideal de um apartamento para a família! - Gerencial Construtora - O blog que te inspira a mudar

About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Descubra qual o tamanho ideal de um apartamento para a família!
Sem Categoria

Descubra qual o tamanho ideal de um apartamento para a família! 

A compra de um imóvel é um grande passo na vida das pessoas. Por esse motivo, é necessário que seja algo muito bem pensado e planejado, levando em conta alguns aspectos para alcançar a qualidade de vida para todos os membros da família. Sendo assim, uma questão que deve ser analisada com muito cuidado é o tamanho do apartamento.

Calcular o tamanho ideal do apartamento é uma tarefa fundamental para que todos os moradores se adéquem à nova moradia, bem como à disposição de móveis no novo espaço em que serão colocados. Se o comprador se arrepender do tamanho do apartamento depois de ter concluído a compra, o resultado será um grande prejuízo e dores de cabeça.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo na hora de escolher o tamanho ideal do apartamento, bem como alguns fatores que devem ser considerados na hora dessa análise. Vamos lá?

Qual é a importância de saber escolher o tamanho do apartamento?

Na hora de escolher um apartamento para comprar, é crucial que o comprador escolha um imóvel com o tamanho adequado para toda a família. A nova moradia deve ser composta de espaços que possibilitem uma excelente qualidade de vida para todos os moradores.

O tamanho é relativo às demandas e necessidades que você e sua família possuem — tanto pelo número de quartos quanto para o espaço da cozinha, sala, banheiro, dentre outros cômodos. O tamanho do imóvel também deve se enquadrar com a rotina e o estilo de vida da família.

Vale ressaltar que o tamanho ideal para toda a família não significa que o apartamento tem que ser grande, mas sim que ele seja bem planejado. Um imóvel muito grande pode acabar tendo espaços desperdiçados e inúteis, então é muito importante planejar bem como compor os ambientes, para proporcionar funcionalidade em todos os cômodos.

Como escolher o tamanho ideal do apartamento?

Leve em conta o tamanho da família

Um dos pontos principais a serem analisados na escolha do imóvel é o conforto de todos os moradores — e isso está diretamente ligado ao tamanho do apartamento. Se a sua intenção for morar sozinho, então é muito provável que um apartamento pequeno atenda às suas necessidades.

Por outro lado, se você está em busca de um lar para toda a sua família, com cônjuge e filhos, será preciso analisar esse fator para comprar um imóvel que tenha mais quartos e proporcione privacidade e conforto para todos os moradores.

Tenha em mente os seus planos futuros

É importante destacar que mesmo que você esteja solteiro, mas tenha a pretensão de constituir uma família, o ideal é escolher um apartamento que permita o aumento de moradores. Se couber em seu orçamento, procure um imóvel que tenha um quarto extra.

Assim, na hora de escolher o tamanho ideal, leve em conta o que você quer para a sua vida em médio ou longo prazo. Se você pretende se casar daqui a alguns anos, a sua família vai aumentar. Depois de algum tempo, é natural que os filhos cheguem — e é importante que todos fiquem confortáveis e tenham qualidade de vida no apartamento.

Verifique se é confortável para o animal de estimação

Se você tem ou pretende ter um animalzinho de estimação, o tamanho do apartamento também vai afetar a vida do bichinho. Dependendo do porte ou da raça do animal, é necessário que você tenha uma área maior para que ele possa ficar.

No caso de apartamento, verifique antes se o condomínio permite animais. Caso seja permitido, busque um imóvel que tenha um tamanho proporcional também para a estadia do seu pet. Cães maiores precisam de mais espaço. Por outro lado, gatos ou cães de menor porte conseguem se adaptar melhor a um apartamento pequeno.

Sendo assim, considere todos esses aspectos na hora de escolher a sua nova moradia, de modo que o animalzinho tenha uma vida confortável e não atrapalhe a convivência com os outros moradores do prédio.

Considere o seu estilo de vida

É essencial que você compre um apartamento novo que esteja de acordo com o seu estilo de vida e com os hábitos que você e sua família mantêm. Por exemplo, se você costuma receber amigos em casa, fazer reuniões familiares ou se recebe hóspedes com frequência, é necessário que o imóvel tenha um espaço maior.

Dessa forma, busque algo que tenha uma sala de estar espaçosa ou até mesmo uma varanda gourmet bem estruturada, assim como um quarto extra para servir como quarto de hóspedes.

Procure algo que te permita trabalhar em casa

Muitas pessoas têm o hábito de levar trabalho para casa, uma vez que, com a mudança do mercado de trabalho, existe agora a possibilidade de realizar tarefas do serviço em casa, por meio do computador ou outras tecnologias.

Sendo assim, se esse for o seu caso, é importante que você opte por um imóvel que possibilite ter um espaço para home office. Muitas vezes, há um cômodo adequado que pode ser transformado em escritório e que oferece privacidade e silêncio para trabalhar tranquilamente.

Existem muitas construtoras — como é o caso da Gerencial Construtora — que trabalham com apartamentos que têm espaços de coworking e que já auxiliam bastante os moradores que têm essa necessidade de levar o trabalho para o lar.

Avalie a estrutura do condomínio

Outro aspecto muito importante para ser analisado é a estrutura que o condomínio oferece aos moradores, já que as áreas de uso comum são uma extensão do espaço do apartamento.

Primeiramente, vale ressaltar que todos os moradores devem seguir as regras de bom uso de todas as áreas, para que os espaços fiquem bem conservados e possam beneficiar todos que moram no prédio.

Sendo assim, um apartamento novo que tenha alguma área de lazer influencia muito para o aumento da qualidade de vida da família.

Observe se o condomínio em que está localizado o apartamento que você pretende adquirir oferece um espaço fitness para praticar exercícios e se tem uma área gourmet com churrasqueira, salão de festas, piscina, quadra esportiva, playground para as crianças e até mesmo serviços de lavanderia. Mesmo que o condomínio não tenha todas essas opções, algumas delas já proporcionam ótimas vantagens.

Por fim, é importante frisar que em todo processo de aquisição de imóvel ou transação de compra ou aluguel, você deve estar acompanhado do serviço de algum profissional capacitado e especializado no assunto.

Portanto, procure imobiliárias ou construtoras/incorporadoras que ofereçam boas opções de imóveis. Elas vão ajudá-lo a escolher a opção que mais se enquadra naquilo que você procura e que esteja de acordo com as necessidades de todos os moradores, bem como avaliar os aspectos que foram apontados neste post.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como escolher o tamanho do apartamento para você e sua família? Gostaria de receber mais conteúdos como este ou até mesmo conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato com a nossa empresa. Estamos prontos para ajudá-lo naquilo que você precisa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *