Apartamento novo ou usado: conheça as vantagens de cada tipo

About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Apartamento novo ou usado: conheça as vantagens de cada tipo
Dicas de imóveis

Apartamento novo ou usado: conheça as vantagens de cada tipo 

A compra do primeiro imóvel é um momento bastante esperado pela maioria das pessoas, uma vez que é a realização de um sonho. Fazer essa aquisição exige muita pesquisa e planejamento para que seja investimento certeiro. E uma grande questão que surge nessas horas é optar por um apartamento novo ou usado.

Um fator importante para ser analisado, durante esse processo, é a idade do imóvel, visto que é um aspecto que influencia bastante na infraestrutura, na valorização, no estado de conservação, na estética do apartamento e em demais aspectos do bem.

E outra coisa que deixa a escolha ainda mais difícil é a grande gama de opções disponíveis no mercado imobiliário, tanto com apartamentos novos quanto os usados. É importante destacar que cada um deles tem a sua particularidade e as características devem bater com aquilo que você deseja.

Pensando nisso, preparamos para você algumas vantagens sobre cada um imóvel novo ou usado, para ajudar a decidir sobre a melhor opção. Continue por aqui e veja também, como é importante fazer uma boa análise para tomar a melhor decisão. Vamos lá?

Por que é importante analisar com cuidado as características do imóvel?

A decisão que envolve toda a aquisição de um apartamento é bastante complexa, visto que todo mundo deseja levar uma vida de qualidade na nova moradia e não ter problemas ao realizar uma compra malfeita.

Por conta das variadas opções que existem, muitas pessoas acabam perdidas sobre o que devem escolher. Com um apartamento novo, você será o primeiro proprietário e vai poder desfrutar, em primeira mão, de todas as novidades do imóvel. Já um apartamento usado, muitas vezes, é oferecido por um preço inferior, o que já é algo vantajoso.

Portanto, antes de fazer qualquer escolha, é muito importante você analisar toda a situação. Verificar o estado de conservação de ambos os tipos de apartamento, ver qual se enquadra mais na sua condição financeira e nas opções de pagamento que você tem, e por fim, qual deles vai oferecer o melhor custo-benefício. Só assim, você tomará uma boa decisão.

Quais as vantagens e desvantagens de um apartamento novo ou usado?

Valor

As diferenças entre apartamentos novos e usados variam bastante conforme a localização e a região onde eles foram construídos. E esse fator altera bastante a questão do valor de compra desses imóveis.

Porém, os apartamentos usados acabam tendo um preço mais acessível por área construída. Afinal de contas, eles são vendidos por uma pessoa física e já tem algum tempo de uso, ou seja, os imóveis usados acabam sendo mais baratos.

Porém, isso não tira a vantagem da compra de um apartamento novo, que vai ter um preço que condiz com as características dele, bem como o tamanho, os benefícios e principalmente com a faixa do mercado. Os imóveis novos também são mais passíveis de valorização, sendo um ótimo investimento e tendo um bom valor de revenda.

Estrutura

Um dos principais pontos a ser observado na escolha entre apartamentos novos e usados é com relação à estrutura que o imóvel oferece, tanto com relação ao estado da construção quanto ao tamanho dos cômodos e áreas de uso comum.

Nos apartamentos novos, você vai contar com tudo que for de mais moderno no mundo da construção civil. Eles vão seguir as tendências de decoração e trazer consigo acabamentos mais bonitos, modernos, além de fáceis de usar e limpar.

Outro fator, é que os empreendimentos estão vindo com mais vagas de garagem disponíveis, então uma família com dois ou mais carros acaba sendo beneficiada. Fora que todas as instalações elétricas e tubulações hidráulicas serão novinhas e confiáveis.

Por fim, os novos empreendimentos contam com ótimas áreas de lazer à disposição do uso dos moradores. Esses espaços, geralmente, compensam o tamanho do apartamento e são indicados para qualquer tipo de família. Eles podem ser: salão de festas, piscina, quadras, academias, área gourmet, dentre outros.

Agora, com relação aos apartamentos usados, eles costumam já trazer em sua estrutura os armários fixos em quartos, cozinha e banheiros, além de já terem iluminação e pisos instalados. Isso compensa o gasto com esses itens do imóvel. Fique atento quanto ao estado de conservação deles.

Outra grande vantagem é que os apartamentos usados são maiores e tem mais espaço, pois era tendência projetar imóveis assim antigamente. Logo, as plantas são mais amplas que a dos apartamentos novos.

Pagamento Facilitado

Quanto às formas de pagamento, como os apartamentos novos possuem valores agregados, eles têm maiores facilidades de financiamento imobiliário oferecidos pelas construtoras juntamente com as instituições financeiras.

Existem ainda facilidades, como o programa Minha Casa Minha Vida ou poder utilizar o valor do FGTS, negociação das condições de entrada e simulação das parcelas do financiamento.

Agora com a compra de apartamentos usados, a venda é feita diretamente com uma pessoa física, o que acaba não permitindo muitas opções de financiamento. É necessário guardar um bom dinheiro para a entrada, porém, com uma boa conversa é possível realizar uma negociação tranquila.

Localização

Com relação à localização, tanto os apartamentos novos quanto os usados trazem grandes vantagens nesse quesito.

O apartamento antigo será bem localizado, porque sua construção ocorreu quando a ocupação da cidade era menor. Sendo assim, eles se encontram em terrenos mais próximos às regiões centrais, que acabam oferecendo melhor infraestrutura para os moradores. Esse fator é importantíssimo na hora da compra.

Contudo, os empreendimentos novos também tem boa localização. Mesmo que não sejam nas regiões centrais da cidade, as construtoras de imóveis se preocupam em construir os seus imóveis em locais que tenham uma boa disponibilidade de comércios, farmácias, bancos etc. E por não estarem no centro da cidade, esses apartamentos contam com uma maior tranquilidade nas redondezas para os seus moradores.

Vale ressaltar que, os imóveis novos estão mais passíveis a valorização, ainda mais que o mercado imobiliário está melhorando. Então, se você busca adquirir um apartamento como financiamento, ele poderá dar um ótimo retorno dentro de alguns meses.

Outro fator é que, dependendo do estado do apartamento usado, ele vai precisar de uma manutenção. Esse gasto com reforma acaba acrescendo no valor do imóvel que você vai pagar. Então, com relação ao valor entre os tipos de apartamento, não vai ter muita diferença nesses casos.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como escolher entre apartamento novo ou usado? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então nos siga em nossas redes sociais para continuar nos acompanhando!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *