About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

O que avaliar na vistoria de apartamento novo? Descubra aqui!
Dicas de imóveis

O que avaliar na vistoria de apartamento novo? Descubra aqui! 

Não há sensação melhor do que finalmente conseguir a compra do primeiro imóvel, pois esse momento representa a concretização de um projeto de vida de muitas pessoas (ainda mais se for novo). Uma importante conquista não pode ser prejudicada por problemas, concorda? Sendo assim, uma ótima dica é realizar a vistoria de apartamento novo!

Cumprindo tal procedimento, você pode se prevenir e garantir que o seu apartamento esteja sem nenhum problema na hora da entrega. Isso porque alguns pequenos detalhes podem acabar piorando com o tempo.

Vai comprar um imóvel novo, mas não sabe como fazer a vistoria? Continue a leitura, pois vamos mostrar para você quais pontos devem ser considerados nessa tarefa, bem como a importância de realizá-la!

Qual é a importância de uma vistoria de apartamento novo?

Com uma vistoria, o comprador tem a chance de conhecer todas as informações da propriedade que está adquirindo, uma vez que é possível conferir se todos os itens descritos sobre o imóvel batem com o que foi prometido. Você ainda pode checar se os aspectos da construção estão em bom estado.

Com isso, a pessoa interessada pela propriedade tem segurança sobre qualquer situação que esteja fora do seu controle e pode reclamar com o construtor. Consequentemente, o erro ou defeito que não estiver de acordo pode ser reparado e resolvido.

Se forem encontradas muitas falhas graves no imóvel, o comprador pode recusar o recebimento das chaves do apartamento. Isso serve para pressionar a construtora de certa forma, fazendo com que ela realize os devidos reparos e concretize a entrega da propriedade.

Todos os reparos devem ser providenciados pelos responsáveis pela obra em um prazo predeterminado na vistoria. Para a entrega final, é necessário que o apartamento esteja dentro das especificações que foram estabelecidas na compra.

Portanto, é muito importante providenciar uma vistoria no imóvel antes que o comprador tome posse. Você ainda consegue fazer reclamações posteriores à vistoria, pois vários problemas aparecem ao longo do tempo.

O que considerar durante a vistoria?

Muitas pessoas acabam não sabendo como realizar a vistoria. Mas existem alguns aspectos que devem ser verificados, comparando o que foi feito na construção com o que consta no descritivo do projeto, bem como as plantas.

Sendo assim, é fundamental que você leve o memorial descritivo do empreendimento para ser consultado durante a vistoria. Tenha também a planta do apartamento em que estejam especificados os pontos de iluminação, tomada e instalações hidrossanitárias, entre outros, para que você consiga fazer um checklist de tudo o que foi executado.

Veja, a seguir, quais pontos devem ser observados durante a vistoria do apartamento.

Pontos elétricos

É de extrema importância analisar as instalações elétricas, pois algum defeito pode não estar visível e acabar sendo de difícil reparo muitas vezes. Sendo assim, primeiramente verifique o quadro de circuitos do seu apartamento.

Veja como eles foram divididos no projeto e se estão devidamente identificados ou distribuídos. Confira a quantidade de pontos de luz e tomadas, percebendo se tudo está disposto conforme a previsão da planta.

Para se certificar de que tais questões estejam de acordo, é essencial testar alguns aparelhos e os pontos de energia, como:

  • funcionamento das tomadas 110V e 220V, bem como se elas estão identificadas;
  • pontos de iluminação, utilizando lâmpada e soquete;
  • campainha e interfone;
  • funcionamento dos interruptores que são paralelos;
  • chuveiros, verificando se estão esquentando e qual é a tensão deles.

Instalações hidráulicas

Os pontos de instalações hidráulicas também devem ser checados durante a vistoria. Primeiramente, veja onde estão localizados os registros que interrompem a água de todo o apartamento, para que você saiba o que fazer se acontecer algum problema.

É bom realizar o teste em determinados aparelhos e itens hidráulicos do seu imóvel. Confira:

  • o funcionamento das descargas;
  • todas as torneiras, verificando a vazão da água, o fechamento correto etc.;
  • a tubulação das pias e torneiras, para encontrar possíveis vazamentos nos sifões;
  • todos os ralos — analise se eles conseguem reter a água corretamente;
  • a qualidade de todas as louças e dos metais, analisando se eles estão de acordo com a marca especificada no memorial descritivo.

Área útil

Certifique-se de que a metragem de todo o apartamento esteja de acordo com as plantas. Então, use uma trena para medir o tamanho dos cômodos e do pé-direito, além da área de todo o imóvel. Dessa forma, é possível conferir se está tudo dentro do que foi projetado nas plantas.

Revestimentos

Outro ponto importante a ser observado é com relação ao revestimento utilizado no acabamento da propriedade. Verifique o tipo de material adotado: está especificado no projeto se são azulejos tradicionais ou porcelanato? Procure por manchas, trincas ou alguma deformação nas peças, certificando se estão uniformes com relação à tonalidade de cada uma.

Você pode checar o assentamento dos pisos batendo neles de maneira leve. Perceba se tais itens estão ocos ou não. Recomenda-se também verificar se o rejunte foi bem-feito e devidamente preenchido: não deixe de conferir se está tudo limpo e não há brechas.

Pintura das paredes

Por fim, você deve verificar o detalhe da pintura das paredes, checando sempre se não há manchas, rachaduras ou tinta descascada na superfície. Analise, ainda, o acabamento das partes que rodeiam os interruptores e as tomadas.

Você deve conferir também a questão do nivelamento. Para tanto, é recomendado utilizar um esquadro para checar se as quinas formam um ângulo de 90º. É importante não deixar de verificar inclusive as sancas e os forros de gesso, afinal de contas as manchas nessa região entregam a existência de infiltrações no teto.

Pronto! Agora você já sabe que todos esses pontos a serem analisados vão garantir que seu apartamento esteja adequado para morar. Realizando a vistoria, também será possível perceber que tudo aquilo que você adquiriu está de acordo com o prometido pela construtora do empreendimento.

E então? Gostou de aprender um pouco mais sobre como realizar a vistoria de apartamento novo? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Siga-nos nas redes sociais para continuar nos acompanhando! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, Google + e Pinterest.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *