Vai mudar de casa para apartamento? Confira nossas dicas! - Gerencial Construtora - O blog que te inspira a mudar

About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Vai mudar de casa para apartamento? Confira nossas dicas!
Dicas de imóveis

Vai mudar de casa para apartamento? Confira nossas dicas! 

A hora da mudança geralmente é um momento muito empolgante e, ao mesmo tempo, um pouco estressante, por conta de todos os detalhes que envolvem esse processo.

Se você vai mudar de casa para apartamento, deve ser ainda mais complexo, não é mesmo?

As pessoas que moram em casas tendem a ser mais acostumadas com espaço e privacidade, e quando existe essa mudança para um apartamento, os moradores acabam sentindo muita diferença, principalmente por conta da limitação de espaço.

Essa limitação não é só pela disposição de móveis, mas também pela quantidade de objetos que você tem que levar e pensar em como vai agrupá-los no novo ambiente.

É cada vez mais comum trocar uma casa espaçosa por um apartamento menor. Assim como em qualquer mudança, exige um planejamento de todo o processo. Mas quando falamos na adaptação após a mudança, vários fatores devem ser levados em consideração.

A missão pode parecer um pouco difícil e, pensando nisso, trouxemos essas dicas sobre como mudar de casa para apartamento! Vamos lá?

Afinal, como mudar de casa para apartamento sem ter problemas?

Organize itens por cômodo

Antes de começar a mudança, é extremamente importante que tenha organização. Faça uma lista do que você precisa levar para a sua nova moradia, e separe os itens por cômodo. Dessa forma, é possível pensar na distribuição pelo espaço.

Essa separação deve começar pelos elementos básicos de cada cômodo para, em seguida, ir separando aquilo que é complemento do ambiente. É importante ter caixas separadas e nomeadas, assim, durante a mudança, elas serão destinadas aos respectivos ambientes.

Essa organização é essencial para que os itens não acabem indo parar em outro lugar, dificultando ainda mais o momento de desempacotar e mobiliar seu apartamento.

Meça os cômodos do apartamento

Outro ponto importante a ser observado é com relação ao tamanho dos cômodos do apartamento. É importante que, antes mesmo de começar a mudança ou embalar os móveis, você meça todos os espaços disponíveis no novo imóvel para verificar o que vai caber ali.

Portanto, leve uma trena e meça o espaço entre todas as paredes, calcule a área de cada cômodo e verifique também o tamanho do pé-direito do apartamento. Com isso, você vai saber quais dos seus móveis e eletrodomésticos maiores vai poder leva, além de planejar a forma de entrar com todos eles no imóvel e distribuí-los em seus respectivos cômodos.

Comece pelos móveis grandes e pelas prioridades

Como essa mudança vai causar um impacto com relação ao espaço disponível, é importante que você separe os móveis grandes que são extremamente necessários em qualquer casa.

Sendo assim, organize e empacote a geladeira, fogão, camas, guarda-roupas, armários, dentre outros. Desmonte aqueles que dão essa possibilidade, e embale com cuidado os outros que não são desmontáveis, para que nada saia danificado durante o transporte.

Outros móveis e itens prioritários são aqueles que você faz muita questão de levá-los, por ter algum apego ou valor sentimental, como é o caso de mobílias de herança, instrumentos musicais, etc. Portanto, separe-os, para que você não os perca ou esqueça durante o processo da mudança.

Vale ressaltar que o mobiliário embutido, ou feito sob medida, não vale a pena ser transportado na mudança, uma vez que prateleiras, estantes ou armários feitos em MDF são mais susceptíveis a danos. Também é pouco provável que esses móveis caibam no novo espaço do apartamento.

Faça uma limpeza e se desfaça de itens desnecessários

Na hora em que estiver separando e embalando os móveis e itens para a mudança, é importante fazer uma limpa geral em todos os seus objetos. Seja o mobiliário, roupas, decoração e até mesmo utensílios. É bom separar aquilo que você precisa e vai levar para a nova moradia, bem como as coisas que podem ser descartadas.

Isso vai ajudar muito, pois, como a mudança é para um apartamento, nem tudo que tem na casa vai caber no novo espaço que você tem disponível. Depois de finalizada essa separação, uma boa alternativa é doar aquilo que estiver em bom estado.

Sendo assim, procure instituições de caridade e doe os móveis, eletroeletrônicos e utilitários que você descartou. É um caminho melhor que o lixo, e esses itens pode tomar novos sentidos e utilidades em outros lugares.

Mas se a situação financeira estiver um pouco apertada, e você vai acabar tendo que repor os itens descartados, uma outra opção é vendê-los. Existem empresas e sites que fazem a intermediação entre os vendedores e os possíveis compradores. Dessa forma você ainda consegue renda extra para comprar móveis novos.

Tenha cuidado com barulhos

Outro grande impacto na mudança para um apartamento é a nova dinâmica de moradia, pois você vai estar muito próximo dos seus vizinhos e vai ter que compartilhar muitos espaços comuns com outras pessoas.

Então fique atento aos barulhos para que não atrapalhe os outros moradores. Verifique na convenção de condomínios os horários permitidos para utilizar máquinas ou equipamentos muito barulhentos, ou para ouvir música mais alto, bem como realizar festas e reuniões no apartamento e nas áreas de lazer do condomínio.

Seja criativo

Outro aspecto interessante de ser explorado na mudança é o reaproveitamento de alguns móveis na casa nova. Você pode pintar alguns móveis para dar uma cara nova, forrar o sofá, dentre outros. Você mesmo pode fazer isso, use e abuse da sua criatividade.

Saiba aproveitar o espaço

Para que o impacto com o espaço limitado não seja muito grande, com algumas iniciativas você poderá aproveitar bem o espaço. Invista em móveis multifuncionais que sejam mais leves e compactos.

Portanto, procure por utensílios que consigam abrigar vários elementos, como camas que tenham compartimentos para armazenar diversos objetos em seu interior. Existem também bancos e pufes que possuem espaços para abrigar livros e revistas. Esses itens reduzem a necessidade de comprar mais móveis para a casa nova.

Por fim, vale ressaltar que você pode contratar um profissional capacitado para te ajudar nessa tarefa, como um arquiteto, por exemplo. Ele consegue te auxiliar na organização dos itens no apartamento novo e pode projetar uma boa decoração para deixar seus ambientes muito mais bonitos e modernos.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como mudar de casa para apartamento? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse? Então, veja aqui como escolher o melhor lugar para morar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *