About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Como uma construtora pode te ajudar no financiamento de um imóvel? Entenda!
Financiamento

Como uma construtora pode te ajudar no financiamento de um imóvel? Entenda! 

O momento de fazer o financiamento de um imóvel envolve diversas variáveis a serem consideradas. É preciso analisar bem a sua renda, a instituição com quem vai fazer o contrato, as taxas, os juros e o prazo de pagamento, além de escolher uma boa propriedade em um bairro seguro.

Como esse tipo de transação é algo bem específico, que não é tão fácil de ser compreendido pela primeira vez, é indispensável contar com ajuda profissional para realizar o processo de forma segura e eficiente.

No texto de hoje, vamos mostrar como a construtora do imóvel que você está adquirindo (ou pensa em adquirir) pode ajudar no processo de financiamento, e a importância de contar com uma empresa com esse diferencial no momento de comprar seu imóvel. Confira!

Orientação

Inicialmente, uma boa instrução da construtora diz respeito ao tipo de financiamento, ao valor do imóvel que você vai comprar e à parcela que pode ser financiada. A melhor opção é sempre conseguir dar uma entrada maior para diminuir as parcelas e, consequentemente, o prazo de financiamento e os juros.

Uma construtora de qualidade poderá orientá-lo com relação aos valores ideais, escolhendo um tipo de imóvel de acordo com o seu perfil e renda individual (ou composta, já que é possível financiar em conjunto com o cônjuge ou um familiar).

Ela também explicará qual é o prazo ideal e a porcentagem de entrada mínima, além de mostrar como funciona cada modalidade. Dessa forma, será mais fácil para fazer seu planejamento financeiro e escolher um imóvel dentro das possibilidades reais de aquisição.

Simulação de taxas e juros

Após a definição do valor do imóvel e do seu planejamento financeiro para adquiri-lo, você já pode começar a analisar alguns itens que fazem referência ao financiamento em si.

Com algumas informações básicas, como idade, média de rendimento mensal e alguns outros dados, a construtora pode fazer uma simulação de financiamento que mostra o quanto poderá ser financiado pelo seu perfil de cliente.

A partir disso, você terá em mãos algumas informações bem precisas, tais como o preço máximo do imóvel que pode comprar via financiamento (o que ajuda a definir o tipo e o bairro), o valor aproximado das parcelas, dos juros e o prazo necessário para quitar o bem.

Da mesma forma, você poderá simular para seu cônjuge, ou até mesmo para vocês dois juntos, para ver a diferença e comparar várias situações. Muitas instituições permitem visualizar uma estimativa de tudo isso online e em poucos minutos, o que é excelente para que você possa entender bem a situação juntamente à construtora antes de iniciar o processo.

Consulta de cadastro

Outro item importante que a construtora pode adiantar é a consulta cadastral do comprador, que será essencial para avaliar a probabilidade de aprovação do financiamento. Nessa etapa, a empresa poderá fazer várias análises para checar a segurança do financiamento.

Consultas à Serasa, Receita Federal e ao Tribunal de Justiça local, por exemplo, são usadas para avaliar o histórico do comprador, verificando dívidas, ações e processos. Algumas dessas consultas podem ser feitas antes mesmo de entregar a documentação para a financiadora, o que permite resolver qualquer impedimento que porventura haja em seu nome em tempo de pedir a aprovação da compra parcelada.

A grande vantagem é que, se houver algo que possa impedir a aprovação, a construtora poderá auxiliá-lo ou indicar um profissional ou empresa para que você corrija o problema e consiga financiar.

Verificação de crédito

Além da análise cadastral, a construtora também pode fazer uma prévia da sua análise de crédito usando alguns documentos que comprovem sua renda e seu patrimônio.

Esse é mais um item que será avaliado pela instituição financiadora, então é importante conseguir visualizá-lo com antecedência para se programar e ver o que será possível adquirir via financiamento. Além disso, essa etapa permite que você analise outras possibilidades de pagamento antes mesmo de dar entrada na documentação.

Seleção de documentos

Após fazer algumas simulações, comprovar a viabilidade do financiamento e fazer a análise cadastral do seu nome (e também do nome do cônjuge ou de quem for compor renda em conjunto), a construtora poderá auxiliar na seleção dos documentos necessários para iniciar o processo.

Como este é um compromisso duradouro, a instituição financiadora requer vários comprovantes de renda, tais como extratos bancários, declarações de imposto de renda, recibos de pagamento, entre outros. Ela também irá solicitar alguns documentos e certidões tanto do imóvel quanto dos compradores, além de fazer a análise cadastral que citamos acima.

Toda essa orientação pode ser passada com antecedência pela construtora, o que permite que você já peça alguns documentos ao cartório, encontre as certidões necessárias e deixe tudo em dia para quando for dar entrada no pedido de financiamento.

Indicação de profissionais e empresas

A construtora também pode indicar alguns profissionais de instituições que trabalham com financiamento, que poderão orientá-lo em várias das etapas citadas anteriormente. Ela pode dar referências de financiadoras confiáveis e que possuem taxas competitivas, ou até mesmo entrar em contato para que você conheça as melhores instituições e não precise fazer tentativas em várias empresas diferentes.

Com a indicação da construtora, você pode conseguir um melhor atendimento e um canal mais direto para fazer seu financiamento, além de tirar várias dúvidas pontuais sobre o assunto.

Comparação de instituições

Após ou mesmo antes da indicação, a construtora pode fazer um comparativo, passando seu perfil para algumas empresas parceiras ou conhecidas e traçando um paralelo entre vários itens importantes, como prazo de financiamento, taxas, juros e parcelas. Dessa forma, você já consegue afunilar suas opções, entendendo qual delas será melhor financeiramente antes de entrar com o pedido de financiamento.

Negociação

Após a comparação e o traçado da instituição que melhor atende o comprador, a construtora pode ter certo poder de negociação com os bancos, já que indica clientes com certa frequência. Isso pode lhe garantir condições ainda melhores, com taxas diferenciadas e juros reduzidos.

Análise do contrato

Por último, após a aprovação do financiamento, a construtora poderá dar uma olhada no contrato para ver se está tudo de acordo com o combinado.

Como construtoras costumam auxiliar em financiamentos com certa frequência, elas já têm expertise para ver como o processo é feito e orientar o cliente caso haja algo fora do normal. Assim, você poderá ficar mais tranquilo e seguro na assinatura, pois saberá que está fazendo um bom negócio.

Como você pôde ver, financiar um imóvel não é algo simples, mas contar com uma construtora para auxiliar no procedimento fará toda a diferença e agilizará a aquisição do seu imóvel. Você saberá da documentação, conhecerá instituições e poderá comparar taxas e juros antes mesmo de começar a sua análise cadastral. Além disso, terá ajuda caso algo precise ser feito para aumentar as chances de aprovação.

Gostou de entender porque uma boa construtora pode ser fundamental no financiamento de um imóvel? Então aproveite para entrar em contato com a Gerencial e conhecer todos os diferenciais que mostramos aqui!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *