About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Comprar apartamento na planta: por que você deveria investir?
Dicas de economia

Comprar apartamento na planta: por que você deveria investir? 

A aquisição de um imóvel envolve várias decisões importantes. É comum surgirem dúvidas sobre o tipo de propriedade, o bairro mais seguro e, principalmente, se é melhor comprar apartamento na planta ou pronto.

Hoje em dia, existem muitas vantagens na aquisição de imóveis em construção: eles têm grande potencial de valorização, podendo ser personalizados e entregues da forma como o proprietário idealizou. Além disso, oferecem facilidades de pagamento ao longo da obra e podem ser financiados.

A seguir, vamos destacar as vantagens de comprar um apartamento na planta e citar alguns cuidados que você deve ter para fazer um excelente negócio. Confira!

Vantagens de comprar apartamento na planta

Preços mais atraentes

A primeira grande vantagem de um imóvel na planta é o preço. Como a unidade é vendida muitos meses (talvez até anos) antes de ser entregue, o valor é mais baixo do que o de uma opção já construída.

Um imóvel na planta pode custar até 30% menos do que a mesma unidade na entrega (portanto, é extremamente vantajoso comprá-lo enquanto está sendo construído). Isso acontece porque, ao adquirir o bem com antecedência, você contribui para a viabilização do empreendimento.

Quando ele estiver pronto para morar, a construtora já pode cobrar o valor do metro quadrado da região. Muitas vezes, o preço ultrapassa a média dos imóveis do bairro por ser novo e nunca habitado.

Facilidade de pagamento

Além do fato de os preços serem mais baixos quando o apartamento está na planta, existe uma facilidade na aquisição que não é verificada nas opções prontas. Como é possível negociar a forma de pagamento diretamente com a construtora, você pode compatibilizar as parcelas com o cronograma da obra.

Dessa forma, você paga aos poucos, enquanto o imóvel está sendo construído, e depois financia o restante com uma instituição financeira. Além disso, na compra direta com a construtora, há a possibilidade de conseguir condições especiais e negociações diferenciadas que talvez não seriam possíveis em um apartamento pronto.

Possibilidade de personalização

Uma opção muito interessante para quem compra um imóvel que ainda não está pronto é a personalização da planta ou dos acabamentos. Como você está adquirindo uma unidade em fase de construção, é possível escolher o piso, as cores e, até mesmo, fazer algumas modificações simples de planta.

Então, se quiser algo que se adapte às suas necessidades sem gastar muito com reformas, o imóvel na planta pode ser a solução ideal. Basta conversar com a construtora para analisar a possibilidade de ampliar um quarto ou trocar um banheiro de lugar, deixando o projeto do seu jeito.

Para os acabamentos, normalmente já existem opções de materiais e cores para serem escolhidas. Dessa forma, o apartamento será entregue com o revestimento pelo qual você optou e estará pronto receber sua família.

Projetos modernos

Em uma cidade, é comum haver imóveis de todos os tipos e idades. Alguns bairros têm empreendimentos mais antigos, já outros reúnem vários lançamentos. Apesar de propriedades antigas também apresentarem vantagens (localização central e plantas mais amplas, por exemplo), eles podem não ser adaptados às necessidades atuais.

Hoje em dia, somos muito mais dependentes da eletricidade do que éramos. Na cozinha, temos vários aparelhos elétricos e precisamos de tomadas em praticamente todos os cômodos. É necessário, ainda, ter uma instalação que suporte essa sobrecarga.

Antigamente, também era raro mais de um carro por unidade. Hoje, é comum termos um para cada membro da família, por isso precisamos de mais vagas de garagem. Além disso, não eram usuais áreas comuns como academia ou espaço gourmet e não havia a necessidade de itens de segurança como câmeras ou códigos de acesso.

Comprando um imóvel na planta, você garante que o projeto seja o mais atualizado possível — tanto dentro das unidades quanto nas áreas comuns. Isso garante que você tenha excelentes revestimentos, plantas modernas e facilidades dentro do próprio empreendimento, o que evita gastos com reformas ou adaptações.

Tempo para mudança

Adquirir um imóvel antes da entrega envolve uma característica que deve ser vista como vantagem: o tempo para planejamento. Às vezes, quando se muda para um apartamento pronto, tudo acontece de forma rápida demais, não é mesmo?

Porém, o empreendimento em construção dá bastante prazo para que a pessoa pense, planeje se organize. Você poderá analisar com calma os móveis que vai aproveitar, escolher aqueles que serão comprados e estudar o bairro para ver onde fica cada supermercado, escola, padaria ou farmácia. Não será preciso ter pressa em nenhum desses processos.

Enquanto isso, será possível também se organizar financeiramente para arcar com o financiamento e os itens que deseja comprar para o novo imóvel.

Valorização

Por último, mas não menos importante: a valorização é uma grande vantagem desse tipo de imóvel. Como já dissemos no primeiro item, o preço de venda na planta é bem mais baixo do que o da mesma unidade entregue. Por isso, o aumento de seu valor é certo.

Então, caso você pense em vendê-lo ou mesmo disponibilizá-lo para locação algum dia, saiba que tem uma propriedade que vale muito mais do que o preço pago. Isso garante que, ao vender, seja viável comprar um imóvel ainda melhor para sua família (ou, ainda, usá-lo para ter uma renda extra com o aluguel).

No momento de mercado que estamos vivendo, o crescimento no valor dos imóveis ainda se mostra um pouco contido, já que a economia não está em sua melhor forma. Porém, passada essa fase, a expectativa é de que bens imóveis se valorizem de forma ainda mais expressiva.

Cuidados que devem ser tomados

Comprar um apartamento na planta tem muitas vantagens, mas, ainda assim, existem alguns cuidados que você deve tomar para que tudo corra da melhor forma possível. Veja, abaixo, quais são eles.

Faça um planejamento financeiro

Analise cada parcela, as taxas, os ajustes ou os juros do início ao fim do pagamento e adapte o calendário de parcelas à sua agenda. Faça cortes e estabeleça metas de economia. Não se comprometa antes de ter certeza de que poderá arcar com todo o investimento, combinado?

Escolha uma empresa idônea

Existem muitas construtoras e incorporadoras, mas infelizmente não podemos confiar em todas elas. Por isso, busque por indicações, procure pela reputação da empresa na internet, verifique se ela não tem dívidas ou ações em aberto e converse com antigos clientes para se certificar de que ela é idônea e confiável.

Dessa forma, você poderá ficar tranquilo para comprar seu imóvel com uma companhia que cumpre com seus compromissos e entrega empreendimentos de qualidade.

Guarde todos os documentos

Como o imóvel ainda não está finalizado, você terá apenas os compromissos da construtora e do corretor até a entrega. Por isso, guarde todos os documentos, formalize informações importantes por e-mail e faça uma pasta com plantas, perspectivas e toda a documentação recebida com o contrato. Assim, será viável provar tudo aquilo que foi prometido.

Como você pode ver, existem muitas razões para se investir em um apartamento em construção. Você pagará menos (e de forma facilitada) por um imóvel que vai se valorizar, terá tempo para planejar a mudança, poderá personalizar a planta e terá um projeto moderno.

Tomando certos cuidados e escolhendo uma empresa de confiança, esse certamente será um ótimo investimento.

E então? Percebeu que comprar apartamento na planta pode ser muito benéfico para você e sua família? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) para ficar sempre por dentro de nossas dicas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *