About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

O que avaliar antes de comprar o primeiro imóvel? Confira 4 dicas!
Dicas de imóveis

O que avaliar antes de comprar o primeiro imóvel? Confira 4 dicas! 

As expectativas de comprar o primeiro imóvel são sempre positivas, afinal de contas, essa é a realização do sonho de ter uma casa própria! Mas esse processo requer muito planejamento e atenção as detalhes, principalmente sobre o estado da casa ou apartamento e dados da negociação.

Apesar dessa importância, muitas pessoas acabam não sabendo o que devem avaliar antes de comprar o seu imóvel! Por isso, continue aqui e confira dicas valiosas que irão ajudar você a fazer uma compra mais tranquila, bem como a importância de se realizar um bom planejamento!

Por que é importante organizar e planejar a compra de um imóvel?

A busca pelo primeiro imóvel não é considerada uma tarefa muito simples, isso tudo porque é a compra de um bem de alto valor, onde é necessário fazer um bom planejamento e se organizar adequadamente.

É muito importante que o comprador estude bem na hora de escolher o melhor lugar para morar, levando em conta a localização, o tipo de imóvel, se é novo ou usado, o tamanho e, principalmente, o custo-benefício.

Agora, é essencial ter um planejamento. A aquisição de um imóvel é uma conquista que causa muitos impactos financeiros na vida de uma pessoa. Então, quando você realiza a compra tendo feito um bom planejamento, você consegue evitar que futuros imprevistos ou prejuízos venham atrapalhar a realização desse sonho.

Como funciona o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro vai auxiliar você na parte de se organizar para pagar o imóvel. É sempre bom fazer uma planilha colocando em pauta toda a sua renda familiar e os gastos mensais, para ver o quanto sobra de cada mês e no que você pode começar a economizar.

Realize alguns cortes de despesas desnecessárias que pesam no fim do mês. Essa economia acaba fazendo muita diferença no final e vai ajudar a conseguir o dinheiro bem mais rápido.

Fazendo esses cortes e controlando as contas, fica cada vez mais fácil economizar. O dinheiro pode ser investido em alguma aplicação financeira para ir rendendo enquanto você busca o imóvel certo.

O que avaliar antes de comprar o primeiro imóvel?

Depois de se organizar financeiramente para adquirir o primeiro imóvel, é importante estar atento a alguns aspectos que devem ser analisados para evitar que problemas futuros aconteçam.

1. Estrutura do edifício

Se a sua preferência for a compra de um apartamento, é fundamental analisar alguns itens da estrutura que o edifício oferece. O imóvel ideal para você vai ser aquele que atende todos os itens que você considera indispensáveis e que tenha um tarifa de condomínio que caiba no seu bolso.

Primeiro de tudo, olhe o tamanho do apartamento, se aquela área está sendo bem aproveitada e está dentro das suas necessidades. Confira se aquilo que está sendo apresentado está de acordo com o que foi planejado em planta.

Faça a avaliação de alguns itens que o condomínio oferece, como o número de apartamentos e se existe sistema de captação de água da chuva, por exemplo. Com relação a segurança, verifique a existência de câmeras, lâmpadas de emergência, escadas de incêndio, portaria digital, etc. Esses fatores garantem mais qualidade de vida e custo-benefício para o comprador.

Outros itens oferecidos também devem ser verificados, uma vez que um prédio que tenha piscina, espaço gourmet com churrasqueira, salão de festas, quadra de jogos, entre outros, traz mais lazer e também um preço maior da parcela do condomínio, por conta da manutenção desses espaços.

2. Segurança da vizinhança

A região onde está o imóvel vai ter grande influência na sua qualidade de vida. Portanto, é de suma importância que você avalie as condições de segurança do seu bairro.

Verifique se naquele local existe o serviço de policiamento ostensivo nas ruas, se há delegacias de polícia ou, até mesmo, um posto policial nas proximidades. São serviços de segurança que trazem muito mais tranquilidade para os moradores.

Analise, também, se há câmeras de segurança, se a iluminação pública está em boas condições e se são feitas manutenções, principalmente na rua em que se encontra o imóvel que você pretende comprar.

3. Custo-benefício

Um dos pontos mais importantes para ser observado é o pagamento do imóvel. Primeiro de tudo, você tem que relacionar as condições que a casa ou o apartamento apresentam em relação ao preço total do mesmo, a fim de verificar o custo-benefício.

Um imóvel com bom custo-benefício é aquele que atende a todos os requisitos que você considera importantes e ainda traz algumas outras vantagens com um bom preço de mercado.

4. Condições de pagamento

Depois de analisar se aquele preço equivale a tudo que o bem oferece, você deve escolher entre as opções de pagamento disponíveis para a quitação do imóvel. As instituições financeiras oferecem diversas modalidades para pagar o valor da compra.

Financiamento bancário

O financiamento bancário é uma das formas mais utilizadas para o pagamento do imóvel. Funciona da seguinte forma: o banco empresta o valor da compra e você devolve em parcelas com juros. Esse financiamento pode ser feito, ou não, com um valor de entrada — dependendo dos critérios oferecidos pela instituição financeira.

Antes de realizar o financiamento, o banco leva alguns pontos em consideração, como o valor de entrada que será oferecido, o limite de crédito que será oferecido e a determinação de taxas e juros. Vale lembrar que é a renda familiar do comprador que determina o valor e a quantidade das futuras parcelas.

Essas parcelas são geralmente calculadas como sendo cerca de 30% da renda do comprador. É um processo bastante burocrático, mas assim que o financiamento é aprovado, o banco libera o dinheiro e você já pode comprar seu imóvel.

Consórcio imobiliário

Existe também o pagamento por meio de consórcio imobiliário. Nessa modalidade, o comprador pode adquirir qualquer tipo de imóvel, podendo ser casa, apartamentos, ou até propriedades rurais e comerciais.

Nesse tipo de compra, um grupo de pessoas que deseja adquirir um imóvel com o mesmo preço se une e aplica mensalmente um dinheiro, para que todos possam conseguir aquilo que desejam. Então, todos os meses, a administradora do consórcio faz uma reunião para selecionar o contemplado da vez. A pessoa vai aplicando o dinheiro mensalmente até chegar no valor total do bem.

Permuta de imóveis

Por fim, existe ainda as permutas de imóveis, onde as pessoas podem fazer a troca de bens que tenham preços equivalentes. Quando um dos bens da troca não alcança o mesmo valor do outro, o restante do pagamento pode ser feito em dinheiro.

Agora que você já viu tudo o que precisa ser avaliado para comprar um imóvel novo, bem como a importância de planejar e se organizar para essa aquisição, não perca tempo e comece já a se preparar para realizar o grande sonho da casa própria!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o que deve ser feito para comprar o primeiro imóvel e o que você deve analisar? Então, entre em contato com a nossa empresa que teremos prazer em ajudá-lo na compra da sua nova casa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *